quinta-feira, 30 de abril de 2009

Vá longe...

"Quem se rende à tentação do ninho jamais aprende a voar.
Quem nã ousa creser naida profissional ficará seperado porqu nõ foi capaz de dialogar com as mudaças queo tempo ofereceu."

"Tenhamos asas maiores do que nossos ninhos,
para podermos abraçar o horizonte."

Onde começar?

Mas onde eu devia começar?
O mundo é tão vasto, começarei com meu país,que é o que eu conheço melhor. Meu país porém é tão grande.
Seria melhor eu começar com minha cidade.
Mas minha cidade também é grande.
Seria melhor começar com minha rua.
Não: minha casa.
Não minha família.
Não importa,começarei comigo mesmo.

Elie Wiesel
(Almas em chamas)

Tudo o que hoje preciso realmente saber,sobre como viver,o que fazer e como ser,eu aprendi no jardim de infância!

A sabedoria não se encontrava num topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia.
Estas são as coisas que aprendi lá:
-Compartilhe tudo.
-Jogue dentro da regra.
-Não bata nos outros.
-Coloque as coisas de volta onde pegou.
-Arrume sua bagunça.
-Não pegue nas coisas do outro.
-Peça desculpas quando machucar alguém.
-Lave s mãos antes de comer.
-Dê descarga.
-Biscoitinhos quentinhos e leite frio fazem bem.
-Respeite o outro.
-Leve a vida equilibrada:
Aprenda um pouco
e pense um pouco
e desenhe
e pinte
e cante
e dance
e pinte
e trabalhe um pouco todos os dias.
-Tire uma soneca às tardes.
-Quando sair, cuidado com os carros, dê a mão e fique junto.
-Repare nas maravilhas da vida.
-Lembre-se da semetinha no copinho plático:a raízes crescem, o caule sobe e ninguém sabe realmente como ou por quê.Mas todos sabem que é assim.
-O peixinho dourado, o hamster, os camundongos brancos e até mesmo a sementinha no copinho plástico,todos morrem.
Nós também.
-Lembre-se da cartilha e da primeira palavra que você aprendeu, a maior de todas:OLHE
A regra é de ouro é o amor e higiene básica.
Ecologia e política e igualdade e respeito e vida sadia.
A gente tem que fazer a nossa parte.
Pegue qualquer um desses itens, coloque-o em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, a seu governo ou ao seu mundo e verá como ele é verdadeiro, claro e firme.
Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, n lembrássemos do que aprendemos na caixa de areia.
Ou se os governos tivessem ,como regra básica, devolver toda as coisas ao lugar em que elas se encontravam, e arrumassem a bagunça ao sair.
E é sempre verdade,não importando a idade:
-Ao sair para o mundo é sempre melhor dar as mãos e ficar junto.
Um beijo no coração!!!!
(autor desconhecido)

sexta-feira, 24 de abril de 2009

O mundinho infantil

Brincar é um direitode todas as crianças no mundo inteiro,cada criança deve estar em condições de aproveitar as oportunidades educativas que satisfaçam as necessidades básicas de aprendizagem.
Os jogos constituíram sempre uma forma de atividade do ser humano tanto no sentido de educar e recrear ao mesmo tempo.Essa relação de jogos e educação são bem antigas.
O brincar ajuda a criança no desenvolvimento físico,afetivo, intelectual e social,pois, através de atividades lúdicas,a criança forma conceitos,relaciona ideias,estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais,reduz agrassividade, se integra na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.
As crianças que passam muito tempo na frente da tv,se tornam vítimas ingênuas dos apelos da publicidade e desorientam os pais com exigências sutis,declaradas e até abusadas.
Um bom brinquedo estimula a imaginação e desenvolve a criatividade.
Pense nisso!!!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Para a mamãe!!!

Mãe, mulher ou anjo?
(Ivone Nunes)

Não sei!Sei apenas que é porto seguro,é paz e serenidade.
E olha, não importa a idade, já nascem com esse dom. Menina, mulher, mãe...
É muito feliz quem a tem e com ela pode contar pois sabe que ela, sempre o vai amar.
Na alegria ou na tristeza, na sorte ou na desventuraé ela, que solícita, nos acompanha em tudo, com dedicação e ternura.Sintam como é bom chamá-la o tempo inteiro percebam dos lábios o doce movimento: Mother, mama, mére, mãe, madrecita, não importa,mãe, é uma palavra que transmite doçura ela é em todo o mundo, o nosso amor primeiro.
Mãezinha, é aquela que sempre está a nosso ladoe compartilha o nosso fardo para torná-lo mais leve.Nada a faz nos abandonar, o seu amor é puro e verdadeiro.Mãezinha, tão cantada e decantada,por tantos poetas exaltada,mas é tão pouco... ela merece muito mais.No palco da nossa vida lá está, e na fila do gargarejo,aplaude nossas vitórias cobrindo-nos de beijos.Quando por vezes fracassamos, é com ela que contamos,para ela, somos sempre iguais, os seus meninos.Mãe, o teu carinho suaviza nosso caminho e o teu amor, é uma prece ao Criador para que nos proteja do mal .Mãe, sempre resiste à ingratidão, ao trabalho forçado e à dupla jornada,pois se desdobra para que nunca nos falte o pão.Mãe, tudo nos dá e não pede nada, mãe que disfarça a dore está sempre pronta a perdoar, distribuindo afeto em profusão.Mães, que lindas são!Tenham pele lisa ou enrugada, mãos tratadas ou engelhadas,sejam como for, não faz mal. ..Mãos de mãe, são mãos de anjo, como elas, não há igual!

Mensagem para o dia das mães

Ser Mãe

É sempre estar cansada
De nunca estar parada
De ter sempre o que fazer
É engolir quase inteiro
Não demorar no banheiro
E se aprontar sem se ver
É acordar de madrugada
E não dormir quase nada
Se um filho adoecer
De novo ler historinhas
E os contos da carrocinha
Para o filho adormecer
É interromper a novela
Quando está no melhor dela
Para o filho atender
É inventar pratos mil
Se um filho com fastio
Inventar de não comer
É estudar outra vez
Todo o curso que já fez
Para o filho aprender
Outra vez brincar de roda
E estar por dentro da moda
Quando a filhinha crescer
É ouvir música chatas
E aquecer as serenatas
Que só lhe davam prazer
É curtir uma quadrilha
Quando então pé sua filha
Quem vai dançar para valer.
SER MÃE É SER UMA SEMENTE
PRA VIVE NOVAMENTE
QUANDO O FILHO CRESCER!
PARABÉNS!!!!


sexta-feira, 17 de abril de 2009

Dica de livro


Clima: a descobertas começam com uma palavra

Sol e chuva casamento da viuva?Ou chuva e sol casamento do espanhol?Esse livro fala dos diferentes tipos de clima e estações do ano.É indicado a partir dos 7 anos ,mas pode ser usado na educação infantil, é interativo,tem muitas imagens e ilustrações.Em cada página uma surpresa.
É da editora caramelo.

Veja o que muda com o novo acordo ortográfico

Veja o que muda com o novo acordo ortográfico:

Novo Acordo ortográfico

*Alfabeto
O alfabeto brasileiro passa a ter 26 letras, em vez de 23.Foram incluídas k, w e y, usadas principalmente em siglas e palavras originárias de outras línguas
.
*Trema
O trema foi abolido de todas as palavras da língua portuguesa. Essa marcação servia, originalmente, para destacar a pronúncia do u nas combinações que, qui, gue e gui.A partir de agora, portanto, escreve-se aguentar, alcaguetar, ambiguidade, bilíngue, cinquenta, consequência, eloquente, enxágue, equestre, frequentar, linguiça, linguística, pinguim, sequestro, tranquilo, ubiquidade, etc.Porém, o trema é mantido em nomes próprios estrangeiros e suas derivações, como Bündchen, Schönberg, Müller e mülleriano, por exemplo.
*Acento Diferencial

É o acento usado para diferenciar duas palavras de significado diferente mas escritas da mesma forma. Ele deixa de existir nos seguintes casos:Para (verbo), que se diferenciava da preposição para;Pelo (substantivo), que se diferenciava da preposição pelo;Polo (substantivo), que se diferenciava da preposição polo;Pera (substantivo), que se diferenciava da preposição pera.Há as seguintes exceções:Pôde (verbo poder no passado) conserva o acento para se distinguir de pode (verbo poder no presente);Pôr (verbo) conserva o acento para se distinguir de por (preposição).Uso facultativo nos casos:Dêmos (do verbo no subjuntivo que nós dêmos) para se diferenciar de demos (do passado nós demos);Fôrma (substantivo) para se diferenciar de forma (verbo).
*Ditongo aberto

Ditongo é o encontro de duas vogais pronunciadas em uma só sílaba.O acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos das palavras paroxítonas, como alcaloide, assembleia, boleia, epopeia, ideia, jiboia, paleozoico, paranoia, onomatopeia.As palavras oxítonas terminadas em éi, éu e ói continuam acentuadas: chapéu, herói, corrói, remói, céu, véu, lençóis, anéis, fiéis, papéis, Ilhéus.
*hiato
Os hiatos são sequências de vogais que pertencem a sílabas diferentes.Foram eliminados os acentos circunflexos nos hiatos dos seguintes casos:oo – enjoo, perdoo, magoo, voo, abençoo;ee – creem, deem, leem, releem, veem, preveem

O acento circunflexo continua valendo para sinalizar o plural dos verbos ter e vir e seus derivados: eles têm, eles vêm, eles retêm, eles intervêm.
*U tônico, I e U tônicos
U tônicoA letra u não será mais acentuada nas sílabas que, qui, gue, gui dos verbos como arguir, redarguir, apaziguar, averiguar, obliquar. Assim, temos apazigue (em vez de apazigúe), argui (em vez de ele argúi), averigue, oblique. Pode-se também acentuar desta forma esses verbos: ele apazígue, averígue, oblíque.I e U tônicosAs palavras paroxítonas que têm i ou u tônicos precedidos por ditongos não serão mais acentuadas. Desta forma, agora escreve-se feiura, baiuca, boiuno, cauila.Essa regra não vale quando se trata de palavras oxítonas; nesses casos, o acento permanece. Assim, continua correto Piauí, teiús, tuiuiú.

*Hífen
O hífen desaparece em algumas palavras compostas que perderam a noção de composição, por exemplo: pontapé, girassol, paraquedas, paraquedista.Esta é ainda uma questão controversa, que será resolvida com o lançamento do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, VOLP, desenvolvido pela ABL, a ser lançado no início de 2009.O uso do hífen vai mudar também com alguns prefixos. Consulte a tabela abaixo para saber quando usar corretamente.
*Emprego do e /i
Escreve-se com i, e não com e, antes da sílaba tônica:Adjetivos e substantivos derivados em que entram os sufixos -iano e -iense.Exemplos: acriano (do Acre), camoniano (referente a Camões), torriense (de Torres), açoriano (dos Açores), rosiano (relativo a Guimarães Rosa).

Lembrancinha para o dia das mães

Olha que lembrancinha mais fofa para o dia das mães!!!Por trás do quadrinho você coloca um fio de cordão encerado para pendurar na parede!!!





quinta-feira, 9 de abril de 2009

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil

Gente sempre que for possível utilize essa tão importante ferramenta que temos para usarmos no nosso dia-dia.
Aqui você pode baixar os 3 volumes:
Volume1 http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf
Volume 2 http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf
Volume 3 http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf

domingo, 5 de abril de 2009

Frases interessantes

Viajar pela leitura
Viajar pela leiturasem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventuraque é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,você vai me entender.
Mergulhe de cabeça na imaginação!
Clarice Pacheco



"Dupla delícia: O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado".
Mário Quintana