Objetivos
Desenvolver a consciência corporal, a capacidade de saltar num pé só, girar e equilibrar-se.Estimular a combinação de regras.
Idade
4 a 6 anos
Material necessário
Um caco de telha ou uma pedra pequena (aproximadamente de 5 cm x 5 cm) e um giz branco. Desenvolvimento das atividades
ATIVIDADE 1
Quem conhece o jogo de amarelinha? Proponha à turma uma brincadeira que se parece com ele até no nome: amarelinha do caco. Peça a um voluntário que faça com o giz um quadrado no chão. Não estipule uma metragem: permita que os pequenos encontrem o tamanho ideal. Feito o quadrado, ele precisa ser riscado e numerado de acordo com o esquema abaixo .
ATIVIDADE 1
Quem conhece o jogo de amarelinha? Proponha à turma uma brincadeira que se parece com ele até no nome: amarelinha do caco. Peça a um voluntário que faça com o giz um quadrado no chão. Não estipule uma metragem: permita que os pequenos encontrem o tamanho ideal. Feito o quadrado, ele precisa ser riscado e numerado de acordo com o esquema abaixo .
ATIVIDADE 2
Quando a turma já tiver dominado a tarefa de atravessar o tabuleiro chutando a pedrinha ou o caco pulando num pé só, estimule variações: primeiro, pular com o caco equilibrado na palma da mão; depois, com ele sobre os dedos formando um copinho; por fim, colocando-o atrás do joelho dobrado. Incentive que as crianças sugiram modificações. Avaliação atente para a capacidade de interação de cada criança e o desenvolvimento do equilíbrio e da capacidade de salto e giro nos vários níveis de dificuldade oferecidos. Use essas observações para propor variações do jogo ou novas brincadeiras.
Quando a turma já tiver dominado a tarefa de atravessar o tabuleiro chutando a pedrinha ou o caco pulando num pé só, estimule variações: primeiro, pular com o caco equilibrado na palma da mão; depois, com ele sobre os dedos formando um copinho; por fim, colocando-o atrás do joelho dobrado. Incentive que as crianças sugiram modificações. Avaliação atente para a capacidade de interação de cada criança e o desenvolvimento do equilíbrio e da capacidade de salto e giro nos vários níveis de dificuldade oferecidos. Use essas observações para propor variações do jogo ou novas brincadeiras.
Regras do jogo
1. Os pequenos definem no par-ou-ímpar quem começa. O primeiro jogador fica fora do desenho e deve atirar a pedrinha ou o caco no quadrado.
2. Pulando num pé, a criança precisa ir chutando o caco da casa 1 para a 2. Depois, para a 3, a 4 e a 5. O jogo acaba com ela voltando para a casa 1.
3. O "céu" é uma área válida quando jogador e caco estiverem na casa 4: a criança pula no céu e pode colocar os dois pés no chão para descansar um pouco.
4. Se chutar o caco para fora do desenho ou para uma casa errada, ou se deixá-lo cair em cima da linha, o jogador passa a vez para outro.
Aividade extraída da revista Nova Escola
O que se pode trabalhar com esta atividade?
O que se pode trabalhar com esta atividade?
*coordenação motora(pular,saltar,lateralidade, equilíbrio)
*números e sua ordem
*psicomotricidade;
*capacidade de obedecer regras;
*formas geométricas;
*cores ( primárias e algumas secundárias)
*Ciências ( conhecer o próprio corpo)
*Estímulos ( visual e auditivo)
*Ciências ( conhecer o próprio corpo)
*Estímulos ( visual e auditivo)
Um comentário:
Excelente dica1 Parabéns à vocês pelo empenho e dedicação. Quem lucrou com isso tudo foram vocês que aprenderam uma nova forma de utilizar a informática aplica da à educação. Procurem sempre inovar e ir além de uma atividade impressa, o que vocês podem explorar dela para tornar as aulas mais dinâmicas, criando verdadeiros ambientes de aprendizagem? Pensem sempre nisto...
O que posso fazer além de um simples joguinho de internet?
Foi muito bom tê-las como alunas... Desejo sucesso na vida pessoal e profissional. Felicidades!
Que o Blog possa ser mais uma ferramenta de trabalho na educação infantil... vocês podem registrar aqui as experiencias vividas em sala de aula, as descobertas dos alunos, dicas para pais e fotos da turma... eles vão adorar e poder acompanhar o progresso dos filhos de onde eles estiverem.
Valor do trabalho 25 pontos. Vocês merecem total.
Postar um comentário