domingo, 30 de novembro de 2008

O computador é bom para as crianças?

O computador pode ser introduzido na Educação infantil, como meio auxiliar do processo de ensino e de aprendizagem, sendo mais uma ferramenta, entre tantas outras, ao dispor da criança e do educador.
As “Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar”, dão-nos algum incentivo quanto à introdução e utilização das TIC, no Jardim de Infância, ao referirem que “(...) as novas tecnologias da informação e comunicação são formas de linguagem com que muitas crianças contactam diariamente” e que “a utilização de meios informáticos a partir da educação pré-escolar, pode ser desencadeadora de várias situações de aprendizagem, permitindo a sensibilização a um outro código, o código informático, cada vez mais necessário” e o qual “(...) pode ser utilizado em expressão plástica e expressão musical, na abordagem ao código escrito e na matemática” (1997:72).
Mutas crianças têm acesso ao computador, mas sabemos também que muitas não tem esse acesso, por viver em ambientes desfavorecidos.E é justamente aí que, a utilização do computador na educação entra,será um meio de promover a igualdade de oportunidades para todas as crianças no contato com as novas tecnologias, as quais mais tarde farão parte do seu meio natural.
É necessário que tomemos consciência de que o uso dos meios informáticos é mais um recurso didático complementar, o qual deve ser usado adequadamente, no momento apropriado e integrado no projeto e atividades curriculares, respeitando, acima de tudo, as características, ritmos e diferenças de cada criança.

Benefícios da utilização do computador por crianças da educação infantil:

- contribui para o desenvolvimento global;
- ajuda a desenvolver a motricidade fina;
- estimula o raciocínio matemático;
- aumenta a criatividade;
- induz à construção de um pensamento crítico;
- ajuda na resolução de problemas;
- promove o desenvolvimento da linguagem;
- desenvolve capacidades cognitivas e sociais;
- promove ambientes colaborativos.


É CLARO QUE EXISTEM PESSOAS QUE DISCORDAM DO USO DO COMPUTADOR PARA CRIANÇAS.
Críticas, relativas ao uso de computadores por crianças:

- forçam um raciocínio matemático, o qual vai inibir a liberdade da criança levando-a a comportar-se como um adulto;
- estimulam um raciocínio matemático formal e reduzido;
- o desenvolvimento de um raciocínio matemático antecipado, priva a criança de um desenvolvimento mais global;
- inibem a criatividade, a imaginação e a liberdade de experimentar;
- estimulam uma “rigidez mental”;
- levam a criança a tornar-se crítica e a ter uma visão negativa do mundo;
- implicam sérios riscos à saúde mental e física;
- induzem à indisciplina.


Os computadores, tal como outros meios e em qualquer idade, têm as suas vantagens e desvantagens, podem ser bem ou mal utilizados, tudo dependo do uso que fazemos deles.

Durante a utilização do computador, o educador deverá ter atenção a alguns aspectos importantes que preservem a saúde das crianças:

- o tempo médio de utilização não deverá ultrapassar 10 – 20 min.;
- a postura das crianças deverá ser o mais correcta possível: deve estar confortável, com os pés no chão, os braços apoiados e o monitor à altura dos olhos.
Deste modo poderão prevenir-se problemas de visão, de obesidade, posturas incorrectas, etc. (cf. Ramos et al, 2001:39).


O educador deverá ainda ter em conte alguns princípios didácticos básicos, para a utilização do computador no Jardim de Infância:

- não ter como objectivo o ensino da informática;
- fazer uma planificação de actividades diversificadas e de curta duração, de modo a manter a atenção e motivação da criança;
- o computador deve ser integrado com naturalidade na dinâmica de trabalho;
- diversificar as formas de actividade: em grupo, sob a orientação do educador, com a utilização de programas específicos e utilização livre de jogos ou programas criativos
(cf. Meirinhos, 1:4/5).Agradecimento:http://pcerveira30.googlepages.com/home


Finalizando nosso assunto de hoje,a presença humana é insubstituível e a mesma, entre outros, deve contribuir para o desenvolvimento do processo de auto – aprendizagem sempre numa perspectiva lúdica: “aprende-se a brincar – brinca-se aprendendo”.

Dicas de sites interessantes para seus filhos e alunos...
http://www.junior.te.pt/
http://www.alfy.sapo.pt%20/
www.tdc.pt/pontemagica
http://www.duende.com.br/

"Se tivesse que dar um único presente ao meu filho,daria um livro.
(...)É bom ter em mente que os cálculos para
a produção dos computadores
que tanto nos fascinam hoje
foram feitos apenas com
lápis e papel"
(Bill Gates)

Plano da aula ( crianças de 5 anos)

TEMA GERADOR: Noções de lateralidade

OBJETIVOS:
Dançar a música “Roda, roda, roda e não saia do lugar” – CD Xuxa só para baixinhos 2;
Pintar, recortar e montar um boneco;
Trocar de lugar com colegas de turma observando quem está ao seu lado DIREITO e ao seu lado ESQUERDO;
Escrever o nome do colega que se senta à sua ESQUERDA e à sua DIREITA (fazendo interdisciplinaridade com Português);
Falar de situações que envolvam o Tema gerador (Lateralidade) presentes em seu dia-a-dia;
Saber distinguir o DIREITO do ESQUERDO, após desenvolver as atividades propostas neste Plano de aula;
Compreender que a lateralidade está em sua vida, associando o que está sendo proposto com situações de seu dia-a-dia.

PROCEDIMENTOS:
Iniciar a aula abordando o TEMA GERADOR através de um debate com a turma respeitando suas experiências prévias;
Dançar a música “Roda, roda, roda e não saia do lugar” – CD Xuxa só para baixinhos 2;
Trocar de lugar com os colegas,
observando quem está ao seu lado DIREITO e ESQUERDO;
Após a brincadeira pintar, recortar e montar o boneco;
O ajudante do dia, ou outra criança que o queira, contará uma História (ou alguma situação que tenha acontecido em sua casa) sobre o Tema gerador;
Escrever no caderno (atividades propostas no quadro-de-giz) o nome dos colegas que se sentam ao seu lado DIREITO e ao seu lado ESQUERDO”“.

AVALIAÇÃO:
Avaliar durante as atividades: estimulando, orientando e desafiando os alunos;
Registrar os avanços da turma, de uma forma geral, e individualmente, de cada criança. Desta forma
acompanhando o desenvolvimento dos alunos.

Agora a dica é para você professor!!

OS DEZ MANDAMENTOS PARA BEM PLANEJAR!

1) ESQUEÇA A BUROCRACIA
Antes o Plano vinha pronto, em pacotes. Hoje quem leciona tem espaço para criar!

2) CONHEÇA BEM DE PERTO O SEU ALUNO
Pergunte-se sempre: “O que meu aluno deve e pode aprender?”.

3) FAÇA TUDO OUTRA VEZ (E MAIS OUTRA)
O planejamento deve ser sempre alterado, de acordo com as necessidades da turma.

4) ESTUDE PARA ENSINAR BEM
Uma pessoa só pode ensinar aquilo que sabe, porém é preciso, também, saber como ensinar.

5) COLOQUE-SE NO LUGAR DO ESTUDANTE
Você deve saber se os temas trabalhados em sala são importantes do ponto de vista do aluno.

6) DEFINA O QUE É MAIS IMPORTANTE
Os critérios para estabelecer o que é mais importante ensinar devem ser as necessidades dos alunos.

7) PESQUISE EM VÁRIAS FONTES
Toda aula requer material de apoio. Busque informações em livros, em revistas, na Internet...

8) USE DIFERENTES MÉTODOS DE TRABALHO
Métodos como: aulas expositivas, atividades em grupo e pesquisas são excelentes aliados!

9) CONVERSE E PEÇA AJUDA
Converse com os colegas! Aproveite as reuniões!

10) ESCREVA, ESCREVA, ESCREVA
Compre um caderno e anote, no fim do dia, tudo o que você fêz em classe. Esta é uma forma de você analisar o que está ou não dando certo em seu trabalho!


Quer saber mais?
http://paginas.terra.com.br/arte/raiodeluar2004/Planejar%20o%20caminho%20para%20a%20boa%20aula.htm

sábado, 29 de novembro de 2008

Como é importante nós, pais e professores saber contar histórias...


Ler histórias para crianças é poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, é suscitar o imaginário, é ter curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar idéias para solucionar questões. É uma possibilidades de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos.
É ouvindo histórias que se pode sentir emoções importantes como a tristeza, o pavor, a insegurança, a tranqüilidade e tantas outras mais.
Dicas legais para transmitir à criança uma visão clara do que se está lendo:
*Mostrar o livro para a criança, através da exposição das gravuras;
* Ler de forma liberal, porém clara e agradável, atraindo a atenção da criança;
* Manter-se aberto para as perguntas das crianças, incentivando a troca de comentários sobre o texto lido.

A escolha dos livros deve ter alguns princípios básicos que possam garantir a eficiência do trabalho pedagógico, ou seja:
* qualidade de criação;
*estrutura da narrativa;
*adequação às convenções do português escrito;
*despertar o interesse da criança;
*simplicidade do texto.

Sabe porquê é importante contar histórias para as crianças?
*Desenvolve a imaginação;
*Desenvolve o poder da observação;
*Amplia as experiências;
*Desenvolve o gosto artístico;
*Estabelece uma ligação interna entre o mundo da fantasia e o da realidade.
*Enriquece a experiência;
*Desenvolvema capacidade de dar seqüência lógica aos fatos;
*Esclarece o pensamento;
*Educa a atenção;

*Desenvolve o gosto literário;
*Fixa e amplia o vocabulário;
*Estimula o interesse pela leitura;
*Desenvolve a linguagem oral e escrita.

Você quer saber os segredos de um contador de histórias?
*Curta a história;
*Evite adaptações;
*Não explique demais;
*A história e um ponto de encontro;
*A história é um ponto de partida;
*Moral da história;
*Comentar a história;
*Dar modalidades e possibilidades da voz.

Contar histórias é uma arte. Deve dar prazer a quem conta e ao ouvinte. As histórias têm finalidade em si. Contadas ou lidas constituem sempre uma fonte de alegria e encantamento.

Saiba mais no http://www.botucatu.sp.gov.br/Eventos/2007/contHistorias/artigos/AImport%C3%A2nciaSaberContarHistoriasEducacaoInfantil.pdf

Jogos...Muito boom!!!





Hoje vou indicar à vocês jogos educativos para você baixar da internet e trabalhar com suas crianças...Veja:
*Jogo dos erros:Com vários temas e níveis de dificuldade. Excelente para desenvolver a percepção visual de crianças e adultos também.
*Memória temática:Este jogo tem grupo de figuras e cada grupo de figuras representa um desafio diferente, o que o torna ideal para desenvolver a capacidade de observação, raciocínio associativo, e claro, a Memória.
*Labirinto 3d: Bom para exercitar a percepção, coordenação e a capacidade de antecipar problemas.
Clique veja mais dicas ...

http://sitededicas.uol.com.br/software2.htm

Dica de filme!!!

Baby, o porquinho atrapalhão
Essa é uma historinha que vai encantar vocês, pais, professores e crianças...Essa historinha fala de um coração sem preconceitos, cheio de personagens inesquecíveis. Babe é um porquinho simpático e inteligente que muda a vida dos animais e também dos humanos em uma pequena fazenda.

Com essa historinha você pode trabalhar com as crianças questão de preconceito, por que somos diferentes enfim a partir dessa historinha a criança desenvolve seu lado emocional e começa a ver as coisas de uma outra forma...

Veja e indique você vai amar...beijoca...deixe comentário....